Equipa de avaliação do Plano Nacional de Desenvolvimento de Recursos Hídricos Visita UGBI


 

Uma equipa independente de avaliação do Plano Nacional de Desenvolvimento de Recursos Hídricos (PNDRH), efectuou,recentemente,  uma visita de trabalho à Unidade de Gestão da Bacia do Incomáti (UGBI).

A visita tinha como objectivo principal, avaliar a implementação da fase II do Projecto das Obras Complementares da Barragem de Corumana.

O  primeiro dia de  trabalho  foi dedicado à reuniões com o Director da UGBI e Técnicos de Operação , Manutenção,  AECOM e a CJIC-JWHC JV, fiscal e empreiteiro das obras complementares, respectivamente.

Terminadas as reuniões ,visitou-se, também, o descarregador de cheias para verificação “in loco” da instalação das comportas radiais, seguindo-se a passagem pelo  dreno do pé de jusante da barragem,  tendo culminado no Dique de Portela.

Um outro ponto que não ficou de fora, é o local onde se projecta a construção do Descarregador Auxiliar da Barragem de Corumana, como forma de responder aos desafios impostos pelas  mudanças climáticas.

O segundo dia, foi particularmente dedicado à componente C do projecto, referente  a parte social e ambiental, tendo-se visitado as quatro  (4) aldeias de reassentamento construídas no âmbito do Projecto (PAP), nomeadamente :  Ndindiza, Baptine, Fungotine e Mutxipe.