No Âmbito do Pravida : ARA-Sul,IP Entrega Reservatório à População de Litlatla

 

No âmbito do Programa Água Para a Vida, uma iniciativa presidencial que visa melhorar o acesso a água potável às populações, a comunidade de Litlatla, distrito de Chicualacuala, na província de Gaza,  beneficia-se de um Reservatório Escavado, com capacidade para armazenar  15.000m3 de água, entregue pela Administração Reginal de Águas Sul, Instituto Público, ARA-Sul,IP, agência de implementação do projecto.

A cerimónia de inauguração desta infra-estrutura  que irá benificiar a mais de 1600 moradores daquela localidade,  foi dirigida pelo Secretário de Estado na província de Gaza, Amosse Macamo e testemunhada por membros do governo local, lideres comunitários  e pela população de Litlatla.

Na sua intervençaõ  Amosse Macamo referiu que a acção,  enquadra-se nos esforços do Governo de  criação e   melhoramento de infra-estruturas,  em prol do desenvolvimento socio-económico do país e desafiou a utilização desta infra-estrutura para impulsionar  produção agropecuária.

“Se nós produziamos tendo falta de água, agora temos de prpoduzir mais, , queremos que se duplique o número  de  cabeças de gado bovino e caprino aqui na localidade de Litlatla”, instou o governante.

Por sua vez, a população que tinha de percorrer perto de 4 quilómestros em busca do “precíoso líquido”, louvou a iniciativa de implantação do reservatório naquele local.

Importa referir que o Reservatório vai impulsionar Produção de comida com irrigação em pequena escala, numa área de cerca de 392 hectares  para além de possibilitar o Abeberamento animal para 2000 de gado bovino e 782 caprino.

A infra-estrutura é complementada por depósitos elevados em plástico com capacidade 10 mil litros cada, Bebedouro para gado e Lavandaria composta por 4 tanques convencionais.

Durante a construção, foram gerados mais de 10 empregos com contratação de mão-de-obra local temporária.