Programa PRAVIDA – Mais Água para Localidade de Mpelane


A Governadora da Província de Gaza, Stella da Graça Pinto Novo Zeca, inaugurou recentemente o reservatório escavado de Mpelane, no distrito de Guijá, no âmbito do Programa de Água para a Vida (PRAVIDA).

Trata-se de um reservatório multi-uso, com capacidade de armazenar cerca de 15 mil metros cúbicos de água, que vai beneficiar mais de cinco mil habitantes em actividades como, lavagem de roupa, abeberamento de gado e irrigação de pequena escala.

Na ocasião, foi apresentado o Comité de Gestão do reservatório, composto por 12 membros da localidade de Mpelane que deverão garantir a preservação e utilização sustentável e racional da água.

Segundo o Director Geral da ARA-Sul, Hélio Banze, para além da entrega do Reservatório Escavado de Mpelane, a ARA-Sul tem igualmente concluidos a nível da província de Gaza o resevatório de Mavumbuque no distrito de Mabalane e o reservatório de Litlatla no distrito Chicualacuala, e em termos de intervenção a nível da região Sul tem 5 reservatórios na Província de Inhambane e 5 represas na província de Maputo.

A conclusão deste reservatório vai contribuir para elevar a taxa de acesso a água na província da Gaza e é uma iniciativa do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, inserida no Programa de Água para a Vida (PRAVIDA).