SIRH Contribui para Gestão Aprimorada de Relacionamento com os Usuários de Água

Em 2020, todas as Administrações Regionais de Água, Institutos Públicos (ARA´s,IP) têm-se empenhado na melhoria da gestão de relações com os usuários de água, através da introdução do Sistema de Informação de Recursos Hídricos (SIRH).
O SIRH não é apenas um banco de dados, mas também uma ferramenta para melhorar os processos de trabalho de todos os departamentos das ARA´s,IP´s envolvidos na gestão de informações dos usuários.
A Administração Regional de Águas do Sul, Instituto Público ,ARA-Sul,IP testa o sistema (SIRHAS) há dois anos e segundo a chefe de serviços de recursos hídricos Lizete Dias, nesse tempo de uso a instituição que representa tem alcançado resultados significativos.
“Com esse sistema, conseguimos um aumento no número de licenças e, consequentemente, um aumento nas facturas pelo uso da água” frisou .
Ainda de acordo com esta técnica sénior , outra melhoria regista na ARA-Sul,IP após a introdução do SIRH é “o fortalecimento da capacidade de gestão dos departamentos da ARA-Sul,IP e o fluxo interno de informações, o conhecimento sobre a demanda de água e a disponibilidade de recursos é a chave para melhorar o acesso de pessoas e empresas à água” .
A ARA-Sul,IP realizará melhorias no sistema de Informação de Recursos Hídricos (SIRH) com vista a aumentar a eficiência dos trabalhos realizados.
Importa referir que o SIRH foi desenvolvido em 2017 pela iCarto, empresa de consultoria espanhola com o financiamento da Xunta de Galícia ou cooperação Galega.Entretanto foi feita uma parceria entre a Icarto e o programa Blue Deal que consiste no processo automatizado do licenciamento de utentes (SIRH) para a facturação e cobrança destes.
O Programa Blue Deal uma parceria entre a gestão da água moçambicana e holandesa que inclui a cooperação entre a ARA-Sul,IP e autoridades holandesas de água, sob a supervisão da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, DNGRH.
O objectivo deste programa é melhorar a gestão operacional de recursos hídricos através do desenvolvimento duma parceria entre as nações e as autoridades de água dos Países Baixos (AAPB).