ARA-Sul,IP Comprometida com a Equidade de Género

A Administração Regional de Águas do Sul, Instituto Público está cada vez mais comprometidada com a equidade de género.

No âmbito de implementação do projecto financiado pela  Xunta de Galícia,  virado para o fortalecimento das capacidades técnicas da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e das Administrações Regionais de água no contexto dos sistemas de informação geográfica, da hidrogeologia e da hidrologia, fase VII Moçambique, da Icarto, técnicos da ARA-Sul,IP tem vindo a beneficiar-se de palestras e formações voltadas a temática do género, visando criar actividades específicas de formação e sensibilização sobre o enfoque de género nas Administrações Regionais de Água, Institutos Públicos, ARAs IP, bem como integrar políticas de género nestas instituições.

As palestras resultam da união de esforços entre a ARA-Sul,IP, a ICarto, em coordenação com o Comité da mulher trabalhadora na ARA-Sul, IP, a COMUT.

Nesta senda, visando a elaboração da política de género da ARA-Sul,IP, decorreu em meados do mês de Fevereiro transacto, um encontro de preparação, que teve lugar nas instalações da Divisão de Gestão da Bacia do Incomáti, DGBI, em Corumana, distrito de Moamba, província de Maputo. O evento, contou com a participação de técnicos de todos os departamentos e divisões da ARA-Sul, instituições do sector de recursos hídricos e representantes do Ministério do Género, Criança e Acção Social, tendo por objectivo primordial absorver experiências para a redacção de uma política interna de género da ARA-Sul, tomando como base as políticas que regulam o sector de águas.

A representante da COMUT na ARA-Sul,IP, Sandra Pene, considerou o encontro imprescíndível para a redacção de uma política de género eficaz.

“A reunião foi excelente, uma vez que deu para extrair boas ideias para a redacção da nossa política de género da ARA-Sul, IP, um instrumento que acreditamos que irá fortificar ainda mais o nosso compromisso com este Objectivo de Desenvolvimento Sustentável”.

A reunião também serviu para reflectir sobre políticas institucionais que incentivam o alcance da tão almejada equidade de género, impulsionando as atitudes e práticas de género a nível pessoal e institucional, através do estabelecimento de acções e medidas concretas a serem aplicadas com destaque para a realização de formações para sensibilização dos envolvidos, a elaboração de política de género e posterior divulgação para implementação.

Refira-se que ainda neste encontro elaborou-se uma matriz de actividades de referência imprescindiveis que delineam os passos a seguir para o alcance desta meta prevista nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.