Lançado Projecto IWAMAMBA: Implementado pela ARA-Sul, IP Visa Impulsionar Gestão Integrada de Recursos Hídricos em Inhambane

Realizou-se na tarde de quinta-feira, na cidade de Inhambane, província do mesmo nome, a Cerimónia de Lançamento do Projecto de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Bacia do Mutamba, abreviadamente designado por IWAMAMBA .
Trata-se de um projecto inserido no âmbito da cooperação internacional no sector de águas entre Moçambique e o Reino dos Países Baixos que visa aumentar a disponibilidade de água através do aprofundamento do conhecimento sobre água subterrânea em termos de quantidade e qualidade.
A cerimónia de lançamento deste projecto que irá abranger numa primeira fase os distritos de Maxixe, Inharrime e Jangamo foi dirigida pelo Ministro das Obras Públicas Habitação e Recursos Hídricos, Eng° Carlos Mesquita e contou com a presença da Secretária de Estado da Província de Inhambane, Ludmila Magumi, membros do governo local, parceiros de cooperação e Conselho de Direcção da ARA-Sul, IP.
Na ocasião o Ministro recomendou a maximização de esforços para uma implementação efectiva e eficaz do projecto, visando o aumento do acesso à água potável para as populações das zonas abrangidas.
Por seu turno o representante dos parceiros de cooperação, Antoon Kuypers anseia que o projecto contribua para a regularização do uso e aproveitamento da água e para o fortalecimento das relações entre Moçambique e Holanda.
Durante a cerimônia, procedeu-se à assinatura de memorandos de entendimento entre ARA-Sul, IP representada pelo Director Geral, Edgar Chongo e os Administradores dos Distritos de Jangamo, Maxixe e Inharrime, numa acção que visa o reforço das acções de controlo, licenciamento e prestação de serviços aos utilizadores e distribuidores das águas superficiais e subterrâneas.