PR Inaugura Obras de Reabilitação da Bacia de Dissipação da Barragem de Macarretane

 

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu na última sexta-feira 18 de Setembro, a inauguração das Obras de Reabilitação da Bacia de Dissipação da Barragem de Macarretane, no distrito de Chókwè, província de Gaza. A Cerimónia de inauguração foi testemunhada por membros do Governo, Parceiros de Cooperação,  estruturas locais e população.

Segundo o Chefe de Estado a inauguração desta importante  infra-estrutura vai impulsionar o desenvolvimento agropecuário nesta região do país.

Estas obras financiadas pelo Governo de Moçambique e Banco Mundial, foram realizadas  no quadro do Programa  Nacional de Desenvolvimento de Recursos Hídricos, PNDRH, que  implementou várias infra-estruturas e estudos na área de Recursos Hídricos .

Importa referir que a  Barragem de Macarretane foi construída sobre o rio Limpopo entre 1953 a 1955. O objectivo da sua construção é de elevar o nível de água para tomada de água do sistema de irrigação, visando permitir rega por gravidade a todo o perímetro do Sistema de Regadio do Chókwè.